Notícias da Secretaria de Educação

Alexânia está no Conecta Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal Sinclei Fazzolino foi uma das 92 escolhidas em todo o Brasil para participar do programa Conecta Biblioteca, patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates e realizado pela Organização Social. Foram selecionadas duas bibliotecas no estado de Goiás no programa ‘Conecta Biblioteca’, que vai oferecer apoio e formação continuada para profissionais bibliotecários de 92 municípios do nosso país.

A ONG Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. O objetivo do programa é incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas, visando à sustentabilidade das ações e ao aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas. A convocatória recebeu 180 inscrições em todo o Brasil, sendo 55 vagas disponíveis para bibliotecas em municípios de até 250 mil habitantes e ao menos três computadores com Internet para os usuários.

Agora as duas bibliotecas do Estado selecionadas no programa vão participar do I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca, que vai acontecer de 29 de maio a 02 de junho, em Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro, onde serão abordados e discutidos assuntos como apresentação do Programa Conecta Biblioteca e acolhimento dos novos participantes; Compartilhamento de experiências relevantes de mobilização de jovens e inovação em bibliotecas; Formação em pesquisa da comunidade; Levantamento do marco zero com os profissionais de bibliotecas; e Compartilhamento da visão sobre articulação e sustentabilidade do programa.

A Coordenadora de Bibliotecas professora Nilva Belo de Morais, vinculada à Secretaria de Educação e Cultura, destaca essa importante conquista para o município, que ajuda no desenvolvimento e melhora o atendimento à nossa população.