Notícias do Gabinete

Saneamento Básico para Alexânia

Depois de diálogos, planejamentos e estudos feitos sobre a viabilização do esgoto em nossa cidade, o Prefeito Allysson juntamente ao presidente da SANEAGO Jalles Fontoura, a senadora Lúcia Vânia e demais autoridades concluíram de fato que o modelo adequado e mais viável à realidade de nosso município é o Modelo Terciário de esgoto.

O modelo caracteriza-se pelas técnicas de tratamentos considerando a viabilização de qualidade para a reutilização. Nesse tipo de projeto, cujo objetivo é garantir que a água resultante do sistema de tratamento tenha a qualidade desejada para uma nova utilidade, ajusta-se os parâmetros de qualidade da água na saída dos sistemas de tratamento de efluentes a parâmetros exigidos pela legislação ou pelo projeto de reuso, em otimização de recursos para diversas atividades.

A Senadora Lúcia Vânia, através de uma carta Consulta, disponibilizou-se a acompanhar e auxiliar o andamento do projeto, através de financiamento com o Banco Mundial que é uma agência especializada independente do Sistema das Nações Unidas e é a maior fonte global de assistência para o desenvolvimento (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD), atua como uma cooperativa de países, que disponibiliza seus recursos financeiros.