Notícias do Gabinete

Praça Delcides Machado Lima

O Governo municipal Convida toda população para inauguração da praça Delcides Machado Lima que ocorrerá amanhã dia 28 de julho, às 19h, localizada em frente ao Colégio 31 de Março, centro da cidade.

A praça carrega o nome de um Pioneiro em homenagem a sua contribuição social e simbólica enquanto munícipe, empresário e liderança, conheça mais sobre o homenageado:

DELCIDES MACHADO LIMA

Nascido em Catalão-GO no dia 3 de junho de 1936, Delcides mudou-se com a família – pais e irmãos – para o município de Alexânia, no dia 18 de setembro de 1949, na Zona Rural, próximo ao povoado da Alvorada, onde seu pai foi um dos maiores produtores rurais na época, tendo patrocinado o Colégio de Alvorada que leva o nome José Machado de Lima. Delcides é o quarto filho do casal, José e Maria Alves de Lima, pais de 13 filhos.

Desde menino sonhava com as cidades grandes, com os estudos e com o crescimento profissional. No entanto, um evento infeliz delongou a realização deste sonho: tendo sido seu pai enganado pelo antigo proprietário das terras compradas em Alvorada, Alexânia/GO, a família se viu obrigada a pagar pela segunda vez o montante total das terras adquiridas. O pagamento veio realizar-se mediante o trabalho braçal dele e seu irmão mais velho Euclides Machado Lima, por dois anos nas lavouras do antigo proprietário.

Cumprida sua missão junto à família e aos negócios do pai, saiu tardiamente da fazenda, em 18 de setembro de 1959, para realizar seu sonho de estudar e se profissionalizar. Mudou-se para a cidade de Anápolis, onde no decorrer dos estudos experimentou também várias carreiras: foi alfaiate, comerciante, pequeno empresário. Foi proprietário de uma das principais casas de carne do centro da cidade. Em seguida, partiu para uma nova experiência, como empresário em industrialização de copos para sorvetes, na qual não obteve muito sucesso. Terminou o ginásio e mudou-se para Brasília onde cursou o 2º grau colegial e se formou em contabilidade.

Com o crescimento da capital federal, apostou no desenvolvimento da cidade de Alexânia devido à sua proximidade de área com as duas capitais – Brasília e Goiânia. Aproximadamente em abril de 1970, se instalou em Alexânia com moradia e inaugurou seu escritório de contabilidade, a Organização Contábeis Bandeirantes.

Conheceu sua esposa, Orlanda Corrêa Lima – auxiliar e técnica de enfermagem, formada pelo Hospital Evangélico de Anápolis, conhecida por várias pessoas do município por trabalhar durante muitos anos na área de saúde. Em 05 de Maio de 1973 se casaram e juntos atravessaram fases de dificuldades e vitórias, cresceram e conquistaram a simpatia e a confiança de vários amigos, formaram uma família com quatro filhos e 4 netos.

Pioneiro em Alexânia, Delcides atendeu incontáveis clientes não só do município, mas das duas capitais, Brasília e Goiânia, e cidades circunvizinhas, dentre elas Anápolis, Luziânia, Silvânia, Abadiânia, Santo Antônio, etc.

Seu escritório de contabilidade foi o primeiro com registro em Alexânia e funciona há mais de 47 anos. Embora tenha enfrentado várias crises, sempre foi um profissional altamente respeitado, empregou dezenas de pessoas jovens que de lá saíram profissionalizados, empregados, hábeis para o mercado de trabalho em áreas afins – e que hoje trabalham em bancos, prefeituras, Fórum, ou seus próprios escritórios - gerando novos empregos e contribuindo para a multiplicação das riquezas do município.

Sem nunca abandonar o escritório e sua profissão, exerceu, paralelamente, outras ocupações: foi professor de matemática e o primeiro diretor do Colégio Estadual 31 de Março. Por volta dos anos de 1973 a 84, chegou a ser vereador por duas vezes e, durante sua passagem pela câmara municipal, contribuiu muito com projetos inovadores e com o desenvolvimento da cidade.

Desde que aqui habitou, sempre pensou ou fez algo para melhorar a imagem de Alexânia, lutando pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. Percebendo que os administradores do passado não deram importância ao Art. 27 do código de edificações do município, da Lei nº 205, aprovada em 21 de dezembro de 1974, se preocupou em corrigir esta falha que desfiguravam a planta original e comprometia o futuro de nossa cidade.

Como secretário do Meio Ambiente dedicou seu trabalho na elaboração de um projeto de organização de obras e posturas da cidade, aprovado pela câmara de vereadores e homologado pela prefeitura no dia 06 de maio de 2003. O projeto, que teve um grande sucesso e está em pleno vigor, reestruturou o código de edificações do município da Lei nº 205. Este trabalho resulta não somente na estética da cidade, mas principalmente no conforto dos pedestres, na organização das ruas e calçadas, arborização, visualiza futuros projetos de duplicação das ruas, criação de avenidas.

Delcides sempre foi um homem correto, teve uma infância difícil, um excelente profissional e pai de família exemplar, trabalhou desde muito cedo para alcançar seus objetivos, dentre eles o de ser prestativo aos outros, à sua cidade. Aprendeu muita coisa com a vida e com os princípios cristãos, mas dentre suas palavras, sempre dizia que não conhecia quase nada e tinha muito o que aprender.