88ª Feira do Troca - A edição modelo das Feiras

Imprimir

Dever cumprido! Sim... é com muita gratidão, e tomado por esse nobre sentimento, que concluímos a 88ª edição da tradicional Feira do Troca!

Este é o festival de maior influência da vida cultural e de nossa identidade local, impulsionando sempre o lazer e a interação social entre diversos públicos, projetando uma consistente e bela imagem de nossa região não só para todo estado, mas para todo Brasil.

Os desafios não foram poucos, e todos superados. A feira atrai um público exigente, composto por uma vasta diversidade cultural, reunida num só lugar através da oferta de artesanato, produtos nativos, lazer, gastronomia e antiguidades para a troca ou aquisição.

O evento desta vez, e mais uma vez, além da população local, atraiu um altíssimo número de turistas do DF e de municípios vizinhos.

Para esta edição foi priorizada uma estrutura bela e dinâmica, que atendesse aos requisitos do grande evento, sem abrir mão da mobilidade, e considerando a não "descaracterização" da Feira. Tanto o tráfego de pessoas quanto de veículos, ocorreu de maneira confortável apesar do grande público. A segurança pública foi sintetizada de maneira assertiva, e, portanto, fomos agraciados com um final de semana regado a muita diversão e paz, sem nenhum histórico de qualquer tipo de ocorrência policial, ou problemas em geral. As atrações buscaram compreender todos os públicos, com uma programação interativa e diversificada.

O sucesso desta edição da Feira do Troca se dá pelo reconhecimento dos participantes a nova proposta de “resgate ao terceiro dia”, valorizando intensivamente o domingo da Feira, com atrações diversificadas, boa musica e entretenimento para toda família, agraciando ao público com uma festa cheia também durante todo o dia.

O escambo e as exposições dos artesãos foram realizados em áreas cobertas dando maior conforto aos artesãos, possibilitando a locomoção do público durante todo o dia, favorecendo assim o aumento das negociações e consequentemente a renda dos artesãos.

Segundo o Superintendente de Cultura, Professor Cristiano Castilho, o sucesso da feira se deu principalmente pelo empenho da equipe organizadora. “Mesmo contando com pouca gente, a Superintendência de Cultura superou a carência de pessoal com empenho dobrado. As assessoras Juliana Costa (Assessora Especial de Cultura) e Ivanilde Reis (Assessoria de Artesanato), se desdobraram para garantir o bom andamento da Feira desde o início do processo, há 50 dias atrás”, afirmou Castilho.

O Governo Municipal de Alexânia, a Secretaria de Educação e Cultura e todos os envolvidos, agradecem com satisfação a todo público, e as considerações positivas que temos recebido.

 

 

Tags: ,