Cachaça do Ministro

Produzida pelo “Alambique de Cachaça do Ministro Ltda”, a Cachaça DOMINISTRO pertence a Carlos Átila Alvares da Silva.

Conhecido como “Ministro”, por ter sido Ministro do Tribunal de Contas da União durante mais de uma década. Após aposentar-se do TCU, confiante na boa qualidade do produto que até então produzia por hobbies, Carlos Átila decidiu consolidar e formalizar sua produção e comercialização.

A cachaça existe desde o ano de 1998, e era localizada no município de Santo Antônio do Descoberto, mas por decorrência do alagamento da barragem do Corumbá 4, teve de procurar outro lugar para se instalar. Após fazer estudos de solo e água, e vendo o potencial de Alexânia, se mudou para cá em 2003.

Atualmente o Alambique possui 80 hectares de plantio de cana, destinando normalmente 25 hectares para produção, através de rodízios, sendo dessa forma todo plantio renovado a cada 3 anos.

A cachaça é uma das poucas registradas no estado de Goiás, seguindo todas as normas legais das instituições normativas. É produzida exclusivamente com caldo de cana de açúcar de plantio e cultivo próprios, na propriedade rural. Observando as melhores práticas já consagradas como essenciais para obter a mais elevada qualidade da bebida final, a cana é colhida manualmente e esmagada no mesmo dia. O caldo é decantado, para remover fragmentos de bagaço, e em seguida diluído com água natural filtrada para ajustar o teor de sacarose. O caldo é fermentado em bateladas individuais de aproximadamente 1.300 litros, acumulados em dornas de aço inox instalados em ambiente ideal. Quando as leveduras transformam em álcool a maior parte da sacarose contida no caldo de cada batelada – processo que dura entre 20 e 30 horas, cerca de 1.200 litros do mosto fermentado são transferidos para o pré-aquecedor e deste para o destilador de cobre, dotado de serpentinas de vapor que aquecem lentamente o líquido, para dele extrair a cachaça.

O cuidadoso controle da temperatura possibilita a separação das frações de “cabeça” (porção inicial do destilado), do “coração” (porção intermediária) e da “cauda” (porção final). Somente a porção de “coração” é aproveitada para armazenamento e envelhecimento nos barris de Carvalho, amburana e jequitibá. Atualmente o mercado dispõe das seguintes qualidades; tradicional, envelhecida, Premium e extra Premium, com idades de envelhecimento entre 1 e 5 anos.

“Acredito neste eixo de posição favorável entre Brasília e Goiânia, encontramo-nos privilegiados em Alexânia, por isso pretendo sempre me manter aqui, priorizando meu alambique e a qualidade que nos precede. Mesmo, e também devida a pequena produção, a minha intenção e oferecer ao público a experiência da melhor cachaça possível, considerando sempre que... A boa cachaça se conhece no dia seguinte” diz o ministro de forma descontraída.

Por este cuidado e dedicação, o Alambique assegura um destilado da mais elevada qualidade, que faz parte da construção deste legado apreciado por bons entendedores.

Conheça um pouco do espaço...

Venha conhecer a cachaçaria

Endereço: Rodovia BR – 060 Km 29 – Alexânia/GO • Caixa Postal nº 20 – CEP 72920-000
Contato: (61) 3321-2366