Biblioteca Pública de Alexânia no Conecta

A Biblioteca Pública de Alexânia foi selecionada para participar do Programa Conecta Bibliotecas, da ONG Recode e da Caravan Studios.

Na lista das selecionadas, constam 92 bibliotecas públicas de todo o Brasil, e apenas duas no estado de Goiás incluindo a de nossa cidade. Isso se deve pelo registro da Biblioteca Sinclei Fazzolino em um plano municipal de leitura através Lei 1247/2013- PMLLLB- Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e no SEBP- Sistema Estadual de Biblioteca Pública.

A iniciativa do programa reconhece o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento de comunidades atingidas. O programa irá oferecer apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecários desses espaços, estimulando-os a aprofundarem seu papel como agentes de transformação, em Alexânia proveniente desta seleção, e pelo apoio da Secretaria de Educação e do trabalho da responsável pelo plano de leitura, Alexânia em breve irá dispor de um curso de espanhol totalmente grátis.

Entre os objetivos do Programa, está a socialização e impulso cultural através da leitura e ambientação com o ambiente cultural, acarretando no desenvolvimento da cidadania plena em indivíduos em todas as faixas etárias.

“Nossa Biblioteca hoje, possui apoio estrutural e técnico, com contrapartida não somente da gestão municipal, como de diversas esferas, através do reconhecimento firmado em cima de muito trabalho. A parceria com programas como este, propõe condições para capacitação e motivação de todos os envolvidos. Uma Biblioteca que já é e será ainda mais prática e conceitual. Esse é o início de grandes parcerias para a cultura e o povo de Alexânia”, disse Nilva Belo.