Dona Nega

Ao falar de simplicidade, simpatia e carisma, naturalmente podemos citar a adorável artesã Maria Araujo da Silva, popularmente conhecida como Dona Nega.

Ela é conhecida por fazer suas bonequinhas de pano com detalhes inusitados,cada peça é única.

As bonequinhas de dona nega são feitas com algodão e retalho, confeccionadas exatamente dentro dos costumes mais tradicionais, onde as mães costuravam as bonecas com sobras dos tecidos dos vestidos que faziam para as suas filhas, o que da um figurino próprio a cada bonequinha.

Em um confortável diálogo, Dona nega nos relata uma informação engraçada:

“Eu só gosto de fazer mulheres, pois homens dão muito trabalho” nos conta em tom de risadas dona nega sobre a confecção de suas bonecas.

O trabalho da artesã é não somente uma arte como um resgate cultural/histórico. Infelizmente ela não possui email e nem telefone para contatos, quem quiser conferir de perto as bonequinhas, vai ter que faze-la uma visita, no distrito de Olhos d’agua.

Conheça um pouco da arte...

Quem quiser apoiar a valorização e continuidade dessa arte, pode sempre contribuir com doação de matérias primas simples, como retalhos linhas e algodão.

Endereço:
Contato: